sábado, abril 01, 2006

DIA DAS MENTIRAS. Porquê?

Há muitas explicações para o 1 de Abril ficar conhecido como o Dia das Mentiras.
Uma delas diz que a brincadeira surgiu em França. Desde o começo do século XVI o Ano Novo era festejado no dia 25 de Março, data que marcava a chegada da primavera. As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1 de Abril. Em 1564, depois da adopção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX de França determinou que o ano novo seria comemorado no dia 1 de Janeiro. Alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo, pelo qual o ano iniciaria em 1 de Abril. Brincalhões passaram então a ridicularizá-los, a enviar presentes esquisitos e convites para festas que não existiam. Essas brincadeiras ficaram conhecidas como plaisanteries.

Outra explicação é que em milnovecentosetrocópasso, no largo do Amial existiam Gnus. Esses Gnus, fartos de serem sodomizados pelas Raposas, depilaram-se e colocaram os pelos em cima de uma rocha com forma de Gnu, numas que era desta que se vingavam. Esconderam-se atrás dos arbustos para observar o que se iria passar. Qual não foi o espanto de todos quando uma matilha de cerca de 100 Raposas irrompeu do nada, e deu uma geraldina aos pseudo-espertos Gnus. Um a um e 100 a cada um... Para terminar obrigaram os pobres Gnus a sodomizar a rocha disfarçada de Gnu (foi daqui que veio o conhecido «esquentamento»). Como os seus ilhós e os respectivos sexos ficaram pirócuchapéudumpobre, eles resolveram dizer à família que tinha sido mentira. Daí o Dia da Mentira.

Em países de língua inglesa o dia da mentira costuma ser conhecido como April Fool's Day ou Dia dos Tolos, em Itália e França é conhecido respectivamente por pesce d'aprile e poisson d'avril, o que significa literalmente "peixe de Abril".

Tradicionalmente, supõe-se que as partidas acabem ao meio-dia. Também se diz que as que são feitas posteriormente trazem má sorte ao perpetrador. Contudo, isto não é universalmente aceite, e, muitas partidas são praticadas depois do meio-dia.

Alguém que não consegue aceitar os truques ou tirar proveito deles dentro do espírito da tolerância e do divertimento, também deve sofrer com a má sorte.
Também se diz que aquele que for enganado por uma bonita menina será recompensado com o casamento, ou pelo menos a amizade dela.

Outro mito ou superstição diz que o casamento no Dia da Mentira não é uma boa ideia, e que um homem que se case nessa data será para sempre controlado pela esposa.

Prognósticos: CFB 2 – 1 SLB; VFC 3 – 1 SCP; FCP 4 – 0 GIL

10 comentários:

Luzinha disse...

«O 1 de Abril é o dia do ano em que nos lembramos daquilo que somos nos restantes 364 dias.»
A citação é do escritor norte-americano Mark Twain. As mentiras são de todos nós. Pequenas e grandes, para nos escaparmos de pequenos e grandes aborrecimentos. Afinal, mentir é uma actividade artística como outra qualquer... basta ter um pouco de imaginação - e a necessidade, que aguça o engenho!
;)

Luzinha disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blogue.
Pedro Galinhas disse...

Ainda não disse nenhuma mentira hoje, e já são 4 da tarde. Por vezes, em dias "normais" ainda não é meio-dia e já disse duas ou três. Nós mentimos muito, principalmente a nós próprios. O acto de ir trabalhar é uma mentira. A maior parte de nós vai para o emprego, não trabalhar.
Ir para o emprego é um frete. Na realidade o que nós queríamos era estar na praia ou na cama com um preto por trás (no caso do Bombas) ou uma morena por baixo, no caso de outros...
A VIDA É UMA MENTIRA POR ISSO O 1 DE ABRIL É UM DIA QUE EXISTE PARA NÓS PENSARMOS QUE POR NORMA NÃO SOMOS MENTIROSOS, O QUE É FALSO. HIPÓCRITAS QUE SOMOS...
;) (como "diz" o Reitor)

Reitor da Universidade Gabriel Alves disse...

Ora, por vezes sucede.

CONCORDO com a Galinha. Tenho dito.

:)

bombas disse...

Ó Luxinho, meu lindo, já falhaste os dois primeiros resultados futebolísticos será que vais acertar no terceiro???
Huuummm!!! dúvido muito...
Quanto ao 1º de Abril, comecei logo com grande peta... : Hó meu amor, tens um acordar tão bommmm!!!

bombas disse...

Já agora deixai-me espezinhar o moço, o tal que tinha dois poleiros.
1º hoje ninguém o quis para jogar.
2º teve de se humilhar e fazer um buca ao pessoal todo da nossa equipa para poder jogar por nós.
3º é o grande responsável pela nossa derrota.
4º se não existisse NÃO tinha de ser inventado, pelo menos para o futebol.
5º e em conclusão/moral da história: afinal não são só os peixes que morrem pela boca, as galinhas também.

Luzinha disse...

Ehehehehehehehe!

Luzinha disse...

Essa peta cmg não dava, Bombas, pq tenho um (excelente) bom acordar!
ahahahahahah! ;)

Dr.Lux0 disse...

Pá, Bombas, nem errei por muito.
O 1º só troquei os números do seu lugar; O 2º errei porque o Guimarães falhou 3 golos nítidos; O 3º só errei por 1...
Hehehe
De qqer maneira continuamos em 1º, com o melhor ataque nacional e a melhor defesa da EUROPA!!!

E no próximo sábado será o tira-teimas.
O&O

bombas disse...

Pá, Luxo, desta vez o árbitro viu logo a mão que até pode ser considerada bola na mão...
E o 1 resultado só falhaste porque mais uma vez se fez vista grossa a 2 penalties encontra o benfica.