quinta-feira, dezembro 28, 2006

O ESPÍRITO NATALÍCIO E O 13º MÊS

Acabo o ano com um tema que nem polémico é, porque quase ninguém pensa nisso, a não ser um idiota como eu. E acabo fazendo uma questão. Vou tentar fazê-la correctamente, para que não restem dúvidas, como as que ficam na hora do referendo ao aborto. Então aqui vai aço: será que o que chamam de Espírito Natalício não será mais o espírito do 13º mês, o salário extra que recebemos, e que tanto jeito nos dá? Ou será que, como que por magia, e Deus tem destas coisas, dizem, ficamos todos com um coração enorme e desatamos a dar esmolas, a sermos simpáticos no trânsito, quando normalmente somos uns animais, e desatamos a cumprimentar os vizinhos, parece que tudo nos corre bem e que somos todos cristãos exemplares, que até beijinhos na mulher e nos filhos damos? Vem o Bombas e diz: "Ó Galinhas, Galinhas, para mim é tudo igual, continuo a dar puns, o guito chega sempre à rasca e continuo a enfardar na Andreia, mesmo grávida de 9 meses e umas semanas".
Eu sei, Bombas, respondo eu com paciência exemplar, tu és um caso à parte, deixa-te estar sossegado e bebe masé a cachaça que te deixei por engano aí em casa.
A verdade é esta, pura e crua. Os meus vizinhos, que normalmente são uns animais, andam todos bem arranjados, roupa nova. Os carros ficam menos na garagem, andam a passear com os filhos grunhinhos (filho de grunho, grunhinho deverá ser), parecem umas simpatias, cumprimentam, seguram na porta enquanto os outros entram e até desenvolvem uma espécie de diálogo: "tá frio" e coisas assim...
Conclusões? Tirem as que quiserem, eu já tirei as minhas e a principal é que o espírito de natal é artificial. O convívio com a família é óptimo, o bacalhau com batatas estava excelente, mas tudo o que seja exterior a estes restritos círculos não passa de falsidade. Venha o 14º e vão ver o espírito natalício crescer ainda mais! Venha o 15º e vão ver como o Sócrates é um bom ministro e prá frente com a OTA, que parvoíce, o país tem é que andar; venha o 16º e cantemos o hino e batamos palmas ao Adriaanse na selecção nacional; venha o 17º e mais espírito natalício e cinco contos para aquele que come no lixeiro.
Vão enganar o caralho, e mais o espírito natalício. Depois das festas, tudo será como dantes.Sem guito não há boa disposição e muito menos espírito natalício, que isso é só no natal.

5 comentários:

canjas disse...

Ñem mais! Quem fala assim não é gago! O espírito natalício é 1 camião TIR por dia pra repor os brinquedos no "Toys r us" no norteshop, na semana que antecede o Natal! E ainda os há, os que vão de férias pró Brasil... :)

bombas disse...

Sim sinhor. Discordo plenamente...
Dinheirinho em movimento é o que este país precisa... Quantas mais vezes mudar de mão melhor, e se possível estacionar na minha conta, isso há que era doce e bom.
Mas Natal é também a posta de bacalhau (HUUUUUMMMM) com hortaliça e muito alho cortadinho no fundo do prato com azeitinho do bom... É o peru (chez moi) recheado de farofa, é os bolos e os filhós é as anilhas e os ilhós...

Perguntaram a cem portugueses o que aconteceu no dia 25 de Dezembro do ano um...
Respostas:
quê????
tá a falar comigo???
isso é o Natal, num é???
ouça lá, eu nem tinha nascido...
foi os sinos... disse ainda outro...

Ou seja: quem se lembra do Jisús ter nascido nessa data??? e também que interessa isso???
vivemos na era espacial e da informação melodramática, vivemos o dia a dia sem ter muito tempo para pensar e prontossss
e até nem é mau de todo...pelo menos para mim, que me contento com aquilo que tenho...
e continuo a dizer: o mais rico é aquele que com menos se satisfaz...

Pedro Galinhas disse...

Continuas a dizer...sim...eu nunca te tinha ouvido dizer isso, mas tá bem.
Ontem entregaste os 250 aérios ao Jorge, ou já estás a jogar no Casino com eles?

Anónimo disse...

Eheheh, não te esqueças dos 7,5 no meio desse bolo!

usm disse...

eu nãõ sou armado em, SOU MESMO.

e aqui está um arroto extraordinário, crise de blogs o quaralho, visitem este e não faltem ao concerto no dia 1 de março, só para fans de frank zappa
http://www.myspace.com/zappalowbudgetresearchkitchen

bom ano, cheio de arrotos, posts e blogs.
manel